22 de jun. de 2019

Para Simone Teodoro, tardiamente:
primeiro veio a fórmica
o balcão o baleiro os copinhos
e duas qualidades de amendoim
doce e japonês

embalados em saquinhos de papel
e as moedas pequenas que a mãe
punha na minha mão e dizia
pra ver quanto dava

não era necessário palavras
porque as moedas já diziam
: doce ou salgado
e os dedos fazendo um V

primeiro veio a fórmica o baleiro
o caminho de casa ao boteco
renato, o bêbado que me mostrou
o ninho de beija-flor e contava

sempre e de novo a história
da cobra - que deixava o veneno
sobre uma folha caída para beber
água - e depois o sugava de volta

primeiro veio a fórmica
a fumaça dos cigarros campeão
os saquinhos de papel com
amendoim dentro e uma sensação

assustadora de que era seguido
(a benzedeira disse depois que
aquele meu susto era do anjo
da guarda que me acompanhava)

parece que a fórmica o bar
as pessoas do bar mesmo renato
meu pai o amendoim os dedos
em V doce salgado a corrida

pra casa. parece que a fórmica
veio antes de deus.

[04/12/2018]

Nenhum comentário:

já ia avançado o dezembro naquele dois mil e hum já ia também naque le dois mil e vinte os dezembros se mpre têm disso: são somas de térm in...