22 de jun. de 2019

Voltei ao meu primeiro poema depois de 23 anos.
****

Hoje é uma sexta-feira
Não quero me levantar
Quero ficar deitado
Até o sol raiar

Até o sol raiar
Já estarei descansado
Eu agora me canso muito
Pois estou apaixonado

Eu estou apaixonado
Por uma garota linda
A garota dos meus sonhos
Da minha vida

A garota dos meus sonhos
Pois agora estou sonhando
Mais tarde, quando acordar,
Estarei sozinho, chorando.
[1995]

***********

menino, olha o que escreveste
neste teu poema pequenino
olha ali a sexta-feira - a droga
mais forte que se pode consumir
quando não se trabalha aos sábados
aos domingos aos feriados
- naquele tempo, ficar deitado
era uma forma de tocar o infinito.

que cansaço e que paixões
se os poetas se despedem da vida
saltando de prédios - até que andar
subiremos? houve um tempo, menino
- aquele de noites longas e dias infinitos -
passa o canudo e o prato pra cá
e foi assim que perdi meu aniversário
porque acordei e já era noite
perdi o aniversário de minha mãe
porque cheguei e já todos se tinham ido
perdi o aniversário de meu sobrinho
enquanto engolia o choro a caminho
do trabalho

as mulheres de nossas vidas!
luiza, ligia, nossa mãe
a paciência que precisam ter
enquanto tropeçamos em palavras
a caminho de um caminho que se abra
- por isso mais um livro? para que possas
dizer o que não está escrito na tua cara?
as mulheres - não as garotas, menino -
que nos amam e nos perdoam
amam e perdoam
amam amam amam
e nós não sabemos retribuir tanto amor
porque há sempre um poema no meio do
caminho, uma frase, um enredo para uma história
um jeito novo de escrever o mesmo livro

sonhamos, sonhamos
ainda hoje sonhamos com um passado
sem tanto atrito conflito e cansaço
ainda hoje sonhamos - e a professora bete
que disse para escrever um poema, onde anda?
dizem que morreu de câncer, quem diria
ainda hoje - outro dia lembrava nossos nomes
hoje - é o menino que escreve poemas

o adulto canta de novo aqueles versos
o adulto não sabe dos caminhos da vida
o menino é poeta, dizia dona bete
infelizmente ela estava tão certa.
[2018]

Nenhum comentário:

já ia avançado o dezembro naquele dois mil e hum já ia também naque le dois mil e vinte os dezembros se mpre têm disso: são somas de térm in...